Tuiuti: sem fantasia, o samba que já entrou na História

vampvamp

POR  · 13/02/2018

 

 

Há sambas que, ganhando ou mais frequentemente não vencendo o concurso oficial do desfile das escolas de samba no Rio, a gente sabe, ao ouvir, que entraram para a História. como fez o inesquecível “Canudos” da União da Ilha, em 1976.

São aqueles que conseguem arrancar de nós as memórias atávicas, as histórias que nos escondem, os orgulhos que sobrevivem.

O samba e o desfile da Paraíso do Tuiuti -vencedores  sem contestação na preferência popular mas, provavelmente, nada além disso nos “júris” oficiais – são destes que serão lembrados anos a fio, por tudo o que têm de qualidade poética, crítica social e humor político dos mais ácidos.

Uma maravilha que me manda o amigo Celso Vicenzi, como a lembrar o que pode ser o carnaval sem megapatrocínios, tapetes e astronautas voadores, que reproduzo abaixo, sem a solenidade do desfile, sem as roupas e  adereços brilhantes, mas com os homens e mulheres da vida real.

Que cantam, sem fantasia, o que é pura realidade e tanta gente só enxerga e sente na Passarela.

 

 

 


1 Comentário

  1. anony disse:

    Vencedora na opiniao popular? kkkk faz-me rir. Ainda bem que apopulação hoje é bem informada e essa escola possui criticas ao seu samba enredo.

    1- existem 2 bons motivos pra essa escola estar criticando o governo: Quem está na direção é do PSOL-PT, e houve cortes de verbas no carnaval. A pergunta que fica é, se dizem que o carnaval só gera lucros, pra que investimento publico nisso? Já é algo estabelecido,muita gente nao curte, e quem curte nem sempre esta satisfeito de ser obrigado a pagar por desfiles com teor político tendencioso.

    2- A escola fala de corrupção. A mesma escola ano passado teve problemas com um carro, feriu algumas pessoas, e matou uma. E até hoje nenhuma indenização paga. E provavelmente brigam pra nao pagar. E pelo que me lembro a perícia constatou falta de manutenção (havia uma roda defeituosa). Isso a midia geral nao fala. https://www.oantagonista.com/brasil/filha-de-vitima-da-tuiuti-desabafa-contra-escola-pt/

    3- Fala sobre CLT. Mas so possui 3 empregados durante o ano todo. A academicos do tuiuti recebeu quase 3 milhoes de reais via lei rouanet, e provavelmente nao assina varias carteiras, durante o ano todo (carnaval nao é feito tudo em um mes) devido ao pagamento de impostos. No papel é tudo lindo. Mas na hora de pagar ninguem quer.

    4- falam sobre o trabalho escravo. Além de nao assinarem a carteira (muito provavelmente existem condições de trabalhos pessimas ali, até por que nem manutenção de carros fazem), são pessoas ligadas a partidos como PSOL que apoiam a ditadura de maduro na venezuela. Sao contra trabalho escravo e compram material na china. Qual a coerencia nisso?

    5- Falam de varias coisas, mas nao citaram o petrolão porque? Mensalão? triplex? Tem gente dos partidos deles envolvidos nesses casos. Mas, deve ser apenas coincidencia né?

    6- criticar temer. Todos que criticam votaram em temer. Pela lei eleitoral ele possui o mesmo tanto de votos de dilma. Inclusive o PMDB vai voltar a se aliar com o PT nas proximas eleições. Isso já é fato dado em varios jornais, e lula, em seu perfil oficial, defendeu renan calheiros e disse que a aliança era necessaria. Nao sei de que golpe voces falam. Inclusive aqui em itororó quando bateu o desespero no PT, quase houve aliança com o PMDB. Só nao houve de fato devido ao ego dos 2 candidatos, nenhum quis da o braço a torcer. E voces vem falar em golpe? Golpe apenas no bolso do outro. Sao apenas interesses próprios em vista. Nada de brasil.

    A população do brasil elegeu ela a vencedora? Só se for a população que quer voltar a mamar pelo PT no poder, ou quem ainda mama nos estados, e a população alienada que nao se dá ao trabalho de estudar e vera hipocrisia contida nesses discursos.

    Deveriam cancelar 100% a verba do carnaval e deixar virar algo privado. Se virem. Já que dá lucro, deixa o Estado de fora disso, invistam do bolso, chamem empresas, e podem falar suas merdas e hipocrisias a vontade, a final, o contribuinte nao vai pagar esse lixo contra sua própria vontade.

Deixe o seu comentário!