WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Cultura

Eduardo Moreira: desigualdade é o problema central do Brasil

BRASIL 247

247 – Após passar vinte anos no mercado financeiro, o economista Eduardo Moreira percebeu que estava “olhando para o lado errado” e relata tal experiência no livro “Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa”, lançado nesta semana. Em entrevista concedida à TV 247, ele aponta que a desigualdade é o problema central do Brasil, questão que será sanada somente com políticas de distribuição de riqueza.

Neste contexto de profundo abismo social, Moreira defende que a solução para o Brasil é investir no combate à desigualdade. “A corrupção diminui, a educação melhora, os índices de violência diminui”, defende.

“É preciso pleno emprego, distribuição de renda e universalização da educação”, completa o economista.

Realidade brasileira 

Moreira recentemente realizou uma série de viagens pelo Brasil, visitando oito assentamentos e acampamentos do MST, com o intuito de observar as teorias econômicas expostas em seu livro, na realidade. “Os três últimos capítulos são justamente essas experiências, mostrando, na prática, tudo que é embasado em teorias nos primeiros capítulos, para o leitor poder fechar esse raciocínio”, diz ele.

“O MST é assim, nenhuma pessoa tem um centavo a mais do que a riqueza que trouxe ao mundo. E eu venho de um mundo, o mercado financeiro, onde pessoas enriquecem a custa da pobreza dos outros”, elucida.

O economista ainda explica que um dos pilares centrais de seu livro é a desconstrução do conceito  “riqueza” e que o “planeta anda sem limites da exploração em nome do lucro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar