WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Cultura

SIMEON IBARRA TORRES POR MIRO MARQUES                

MIRO MARQUES

PÁROCO LOCAL DA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA DE POTIRAGUÁ – BAHIA, EM 2018, O PE. SIMEON IBARRA TORRES SE APOSENTOU E, AGORA, PADRE EMÉRITO, ESCOLHEU ITORORÓ, SUA TERRA POR ADOÇÃO, PARA SUA RESIDÊNCIA FINAL…

      

Nascido a 22 de abril de 1941, na cidade de Elias- Departamento de Uila – Colômbia, o menino Simeon Ibarra Torres, é filho do Sr. Patrocínio Ibarra e de Dona Dolores Torres.

Iniciou os primeiros passos de sua vida estudantil pela Escola Municipal Manuel  Elias Carvajal  de sua cidade natal.

Ingressou no Colégio São Luiz Gonzaga em Bogotá e ali concluiu o Segundo Grau.

Cursou Filosofia pela Faculdade São Boaventura de Bogotá – Colômbia, quando, em 1978, foi ordenada padre, tendo concluído o Curso pela Universidade Chaveriana de Bogotá. e o Bispo responsável pelo seu acompanhamento religioso e sua ordenação presbiteral foi Dom Romeu Albert.

Ainda em 1978, muda-se para o Brasil, afim de assumir a sua primeira paróquia como padre, a de Santo Antonio de Piramon – Apucarana – Paraná. Nesta Paróquia, conhece Dom Homero Leite, Bispo Diocesano de Ilhéus que lhe convida a assumir a Paróquia de Santo Antonio de Itororó, no Sul da Bahia, onde permaneceria de 12 de dezembro de 1978 a 18 de outubro de 1987.

Ao longo dos seus quase 10 anos à frente da coordenação espiritual do catolicismo em Itororó, assumiu a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Bandeira do Colónia da Paróquia de São José de Itapetinga, onde demoliu e reconstruiu o atual templo.

Conseguiu a doação de 5 hectares de terra com a Empresa Cabana da Ponte Agropecuária Ltda., para o Sítio São José, Firmou convênio com a AECOFABA – Associação das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia, de Riacho de Santana – Bahia, instalou uma horta comunitária e construiu a EFA – Escola Família Agrícola de Itororó e o CENPRO – Centro de Promoção Humana de Itororó que agora pertence ao Monsenhor Moisés de Souza, construiu a capelinha de São José da Comunidade de Serra Torta de Dentro, restaurou as capelas de São Pedro em Itati e a de São Francisco de Assis em Rio do Meio e construiu a capela de  Nossa Senhora Aparecida no bairro do mesmo nome na região norte da cidade de Itororó…

Em 1983, o seu comportamento de homem público e a sua postura de líder religioso, implantando uma nova dinâmica entre a sociedade civil e os fieis religiosos, despertou a vocação sacerdotal a muitos jovens, nunca dantes comprometidos com a Fé Cristã.

E isto vai levar o Parlamento Municipal de Itororó a lhe condecorar com a maior Comenda Municipal, numa proposição do então vereador Tiodomiro Marques Silva, lhe outorgando o Título de Cidadão Itororoense, o primeiro concedido a uma autoridade eclesiástica estrangeira.

Em 1987, o ex pároco local de Itororó foi transferido para a Administração da Catedral de São José de Itabuna e depois para a Paróquia São Judas Tadeu também de Itabuna, por determinação do Bispo Diocesano Dom Paulo Lopes de Faria..

Tempos depois, sentindo saudade de seu torrão natal, resolve voltar à Colômbia, terra que lhe viu nascer, e lá permaneceu por mais 5 anos até decidir retornar, definitivamente, para o Brasil, quando assumiu a Paróquia da Senhora Santana de Floresta Azul – Bahia e ali dava conta, também,  da  Paroquia do Senhor Bom Jesus de Itapé – Bahia, passando mais de 13 anos, sendo depois transferido, por ordem diocesana, para a Paroquia de Nossa Senhora da Conceição de Arataca e, simultaneamente, a de Senhor do Bonfim de Jussari – Bahia.

Em 2009, assume a Paróquia de Santa Teresinha de Potiraguá – Bahia e ali, em 2018, encerra sua brilhante carreira religiosa, com a sua aposentadoria compulsória e o titulo de Padre Emérito…

Com a convicção de ter cumprido, garbosa e fielmente, a sua missão de homem religioso aqui na terra, escolheu Itororó, sua terra natal por adoção, para seu destino final…

                  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar