WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Cultura

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE VADE AMARAL NA LOJA MAÇÔNICA FOI UM SUCESSO

Por Gileaide Costa

Imbuídos do espírito da arte na sua mais primitiva forma foi apresentada a Exposição e Filme “VADE AMARAL, A ARTE PRIMITIVA VAI AO SALÃO”. O evento foi uma iniciativa da ACHEI – Academia de Artes, Ciências e Humanidades de Itororó, com a curadoria de Gileaide Costa e Adraoldo Almeida

Antes de apresentar o filme a curadora Gileaide Costa agradeceu as pessoas e instituições que contribuíram na realização deste evento: Adroaldo Almeida pela inciativa de produzir um filme e exposição de Vade Amaral; A Loja Maçônica Força e União de Itororó na pessoa do Venerável Antonio Freitas Júnior e demais maçons; Aos músicos Iago Melo e Magilson Alencar que compuseram as músicas para o filme; Jonas Pessoa – responsável pela direção de som, imagem e edição, pelo seu envolvimento com o projeto; Rubinho Mendes e Carolina Araújo, pela narração no filme; A artista plástica Nilda Rosa pela decoração e ambientação do evento; Amauri Amorim, Guel e o CETEP pela viabilização dos equipamentos de som; A Milton Marinho responsável pelo Blog Itororó no ar e a Rádio Itapuy FM na pessoa de Rubinho Cordeiro pela divulgação do evento.

Arte significa habilidade, atividade que manifesta a estética visual, desenvolvida por artistas que se baseiam em suas próprias emoções. A Arte de Vade Amaral é desenvolvida com o intuito de mostrar o pensamento do artista e expressar sentimentos, por meio de seus desenhos, pinturas e esculturas, ou “rabiscos”, como costuma chamar, com uma releitura dos cenários e objetos do seu cotidiano de uma maneira única e singular, como afirma Pablo Picasso “Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar” e hoje nós encontramos na obra de Vade Amaral a essência, as nossas raízes e universos particulares”, a sua Arte Primitiva, vai e ficará para sempre no Salão Nobre da História”.

Em seguida foi realizada a projeção do Filme “Vade Amaral – A Arte Primitiva Vai ao Salão”, com Roteiro e Direção de Adroaldo Almeida e Produção de Gileaide Costa. Após a projeção do filme os convidados apreciaram a exposição.

O evento contou com a participação dos moradores de Itororó e dos distritos, representante da cultura do município de Itapetinga, convidados de Itabuna, Salvador, Ibicuí, com um grande público lotando o salão e parte externa da Loja Maçônica de Itororó.

O filme Vade Amaral: A arte primitiva vai ao salão encontra-se no Youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar